DICAS ALIMENTARES • Dra. Alecia Brito

DICAS ALIMENTARES

A seguir, eu listei para vocês várias dicas sobre alimentação saudável, além de responder às principais dúvidas na hora de adotar refeições saudáveis e balanceadas. Confira!

SUBSTITUIÇÕES INTELIGENTES PARA AS FESTAS

Dezembro está chegando e, com ele, as festas de fim de ano, momento de descontração, confraternização e muita comida boa.

Sei que é difícil resistir a todas as delícias e que é praticamente impossível não dar uma escorregada na dieta. Mas não precisa ficar aflita e preocupada. É possível aproveitas as festas de fim de ano sem exageros, basta saber os alimentos que vamos comer. Confira!

  • Substitua o arroz branco pelo integral;
  • Não deixe a salada de lado na hora de se servir;
  • Se os peixes forem uma opção no cardápio, dê preferência a eles;
  • Na hora da sobremesa, prefira as frutas frescas ou escolha apenas um tipo para se deliciar;
  • Beba com moderação.
  • E não se esqueça de se hidratar entra uma taça e outra.

A IMPORTÂNCIA DA QUANTIDADE

Quando queremos perder alguns quilinhos e nos manter saudáveis e na linha, devemos claro, comer alimentos saudáveis e não podemos nos esquecer da quantidade que ingerimos.

Você pode comer de tudo, mas não tudo! Cuidado com a quantidade e a qualidade dos alimentos ingeridos. Suas escolhas fazem a diferença. Dica: na palma da sua mão você encontra todas as medidas.

BENEFÍCIOS DE BEBER ÁGUA EM JEJUM

  • Redução da acidez estomacal;
  • Hidrata o organismo;
  • Redução do apetite;
  • Regulação da temperatura;
  • Oxigenação do sangue;
  • Hidrata os órgãos vitais.

BENEFÍCIOS DE COMER DOIS OVOS POR DIA

  • Manutenção muscular;
  • Melhora da memória;
  • Protege os olhos;
  • Fortalecimento dos ossos;
  • Retarda o envelhecimento;
  • Ajuda na formação do feto;
  • Prevenção do câncer.

COMO NOSSO CORPO REAGE AO AÇÚCAR

O açúcar ingerido em nossa dieta afeta o nosso corpo de diversas formas, causando vícios, compulsão alimentar, diabetes, entre outros sintomas. Mas como nosso corpo reage ao excesso de açúcar?

  • Cérebro: dietas ricas em açúcar aumentam o risco de desenvolver depressão em 58%;
  • Genitais: pode causar disfunção erétil masculina e falta de libido na mulher;
  • Articulações: aumento das reações inflamatórias do sangue. Piora dos quadros de artrite e artrose, por exemplo;
  • Pele: aceleração do envelhecimento precoce da pele;
  • Coração: aumento do risco de infarto e AVC, causada pela inflamação das paredes cardíacas;
  • Rins: o excesso de açúcar sobrecarrega os rins, podendo causar insuficiência renal.

6 MOTIVOS PARA AS MULHERES ABANDONAREM O AÇÚCAR REFINADO:

  1. Prevenção da celulite e estrias;
  2. Controle das enxaquecas;
  3. Infertilidade;
  4. Manter-se jovem e bonita;
  5. Prevenção de doenças neurológicas, como o Alzheimer;
  6. Evitar a perda de colágeno.

PRODUTOS SEM GLÚTEM SÃO BONS?

Hoje, os produtos sem glúten estão na moda e muita gente está aderindo a eles. Mas será que isso é bom?

Como tudo na vida, os alimentos sem glúten também devem ser bem escolhidos e consumidos com moderação.

O fato de não conter derivados do trigo não quer dizer que esses alimentos não engordem. Muito pelo contrário, a indústria alimentícia adiciona muito açúcar, gordura e outros aditivos para deixá-los mais parecidos com os produtos tradicionais.

Antes de consumir alimentos sem glúten, verifique atentamente sua composição no rótulo. Mas consulte seu médico para saber se você tem indicação!

VEGETAIS CONGELADOS SÃO SAUDÁVEIS

A vida corrida, o estresse cotidiano e a falta de tempo são alguns dos motivos que levam as pessoas a preparar e congelar seus alimentos com antecedência, para consumir ao longo da semana. E alguns vegetais e frutas podem ser congelados sim!

Congelar é uma boa forma de não desperdiçar e ainda manter as propriedades nutricionais dos alimentos.

Confira alguns produtos que podem ser congelados sem perder suas vitaminas:

  • Cenoura;
  • Ervilhas;
  • Espinafre;
  • Abóbora;
  • Milho;
  • Brócolis.

5 BENEFÍCIOS DO LIMÃO

  1. Combate os radicais livres;
  2. Ajuda na prevenção de doenças cardíacas;
  3. Melhora do sistema imunológico;
  4. Alcaliniza o sangue;
  5. Faz bem para a pele e cabelos.

JANTAR ENGORDA?

Muita gente me pergunta se jantar engorda…

A resposta é não! Bem, desde que as refeições sejam leves, balanceadas, saudáveis e façam parte do seu planejamento alimentar, claro!

Por isso, é importante que as porções sejam bem divididas ao longo do dia.

5 TEMPEROS DO BEM

  1. Alho;
  2. Páprica;
  3. Açafrão;
  4. Coentro;
  5. Cheiro verde.
  • A IMPORTÂNCIA DO ÔMEGA 3

O ômega 3 é um ácido graxo essencial importante para o bom funcionamento do organismo. Como não é produzido pelo nosso corpo, deve ser reposto pela alimentação ou pelo consumo de suplementos alimentares.

Este ácido graxo possui ação anti-inflamatória, melhora a imunidade, auxilia no controle da pressão arterial, deixa a pele mais bonita, reduz os níveis de colesterol no sangue, ajuda o desenvolvimento cerebral, a prevenir doenças cardiovasculares, artrites reumatoides, além de proteger a saúde da mãe e do bebê na gestação.

Podemos encontrar o ômega 3 em peixes de água gelada como salmão, sardinha e atum. Também está presente nas sementes, como chia e linhaça e nas nozes.

Converse com seu médico e seu nutricionista antes de fazer uso do ômega 3. Não faça uso de suplementos sem orientação médica!

5 BENEFÍCIOS DA ÁGUA DE COCO

  1. Hidrata;
  2. Ajuda a diminuir o estresse;
  3. Ótima para aliviar a ressaca;
  4. Ajuda a nos manter jovens;
  5. Ajuda no emagrecimento.

7 ALIMENTOS ANTIOXIDANTES

  1. Cúrcuma;
  2. Azeite de oliva;
  3. Frutas cítricas;
  4. Linhaça;
  5. Frutas vermelhas;
  6. Peixes;
  7. Suco de uva integral.

ELIMINE ESTES ALIMENTOS DO SEU CAFÉ DA MANHÃ

  • Pão francês;
  • Suco de caixinha;
  • Margarina;
  • Biscoito água e sal.

ALIMENTOS QUE PROMOVEM O GANHO DE MASSA MAGRA

  • Ovos;
  • Frango sem a pele;
  • Ômega 3;
  • Frutas vermelhas;
  • Beterraba;
  • Banana;
  • Iogurte natural rico em lactobacilos.

JEJUM INTERMITENTE OU RESTRIÇÃO CALÓRICA

Jejum intermitente é a alternância de um período de jejum com períodos de alimentação. Pode durar 6, 8, 12, 16 e até mesmo 24 horas.

Já a restrição calórica baseia-se na restrição das calorias ingeridas diariamente.

Tanto o jejum quanto a restrição calórica ajudam na perda de peso. Mas lembre-se, antes de optar, você deve consultar um médico!

BENEFÍCIOS DO JEJUM INTERMITENTE

  • Diminui a resistência à insulina;
  • Evita a diabetes tipo 2;
  • Diminui o colesterol;
  • Previne doenças como o Alzheimer.

ALIMENTOS ANTIENVELHECIMENTO

  • Uva;
  • Batata doce;
  • Alecrim;
  • Brócolis;
  • Açafrão.

COMO SABOTAMOS NOSSA DIETA

Fazer dieta não é uma coisa fácil, é preciso ter muita força de vontade e foco para fazer dar certo. Mas, antes de mais nada, temos que confiar que somos capazes de cumprir com ela.

Não podemos ter em mente justificativas ou razões descabidas, aquelas que sempre inventamos para comer aquilo que não devemos.

Frases como “um pedacinho não faz mal”, “já estou gorda, de que adianta não comer” devem sair dos nossos pensamentos.

Não podemos ser os nossos próprios sabotadores: temos de ser donos da nossa própria vontade e lutar pelo nosso bem-estar.

Confira a seguir algumas formas de não sabotar sua dieta:

  • Coma porções pequenas ao longo do dia;
  • Beba água;
  • Corte o açúcar.

COMER DOCE POR NECESSIDADE?

Aquela vontade maluca de comer um docinho pode ser muito mais que um simples desejo, mas sim uma necessidade do organismo.

Ela pode ser desencadeada pela resistência à insulina, níveis baixos de serotonina e até mesmo por desequilíbrio da flora intestinal.

São vários fatores capazes de desencadear a compulsão por doces, mas é importante manter o equilíbrio e tomar cuidado para não exagerar.

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