A importância da qualidade do sono • Dra. Alecia Brito

A importância da qualidade do sono

A falta de sono é um dos principais problemas da sociedade. Noites mal dormidas fazem mal à saúde, atrapalham o metabolismo, engordam, deixam as pessoas mais irritadas, menos sociáveis e depressivas, além de outros malefícios.

Confira algumas dicas capazes de melhorar a qualidade do seu sono:

  • Certifique-se que seu colchão está firme e confortável.
  • Tome um banho quente e relaxante antes de deitar.
  • Desligue o celular e a televisão pelo menos uma hora antes de se deitar.
  • Durma em um ambiente escuro e silencioso.
  • Faça uso de suplementos para garantir uma noite bem dormida.

NÃO BEBA E DURMA BEM

Que o consumo exagerado de bebida alcóolica não faz bem todo mundo já sabe. Mas você sabia que ele também prejudica a qualidade do sono?

Muita gente acha que beber uma dose ou outra antes de dormir relaxa e ajuda a ter uma boa noite de sono. Isso não é verdade: a bebida alcoólica atrapalha a fase profunda do sono, impedindo que a gente consiga descansar. Desta forma, acordamos mais cansados do que quando nos deitamos.

Além disso, o álcool potencializa o ronco, a apneia e a insônia, prejudicando o seu sono e de quem está ao seu lado.

MELATONINA

A melatonina é um hormônio produzido e secretado pela glândula pineal. Hoje, sabe-se que, além de ser um indutor do sono, a melatonina participa de diversos processos fisiológicos e tem sido considerada uma grande aliada à nossa saúde. Confira alguns de seus benefícios:

  • Promove a regulação do sono.
  • Auxilia o processo de emagrecimento.
  • É excelente aliada na prevenção de doenças neurodegenerativas.
  • Anticancerígena.
  • Melhora o estresse.
  • Previne as crises de enxaqueca.

Não se esqueça, a suplementação de melatonina pode ser muito benéfica à saúde, mas só deve ser feita sob a orientação médica.

FUNÇÕES ANTIOXIDANTES DO SONO

O sono, além de nos fazer descansar e recuperar as energias, ainda possui funções antioxidantes, ou seja, combate os radicais livres e diminui o estresse oxidativo das nossas células.

Um estudo científico realizado por pesquisadores da Universidade de Columbia, de Nova York, publicado na Revista PLOS Biology, concluiu que dormir faz bem ao organismo. Para os cientistas, a relação entre o estresse oxidativo e o sono pode ser um importante passo no entendimento das doenças modernas do ser humano, como doenças neurodegenerativas ou mesmo distúrbios do sono.

Ter uma noite tranquila aumenta a imunidade, diminui o risco de doenças cardiovasculares, ajuda a manter o peso e ainda deixa a pele mais bonita!

DURMA E EMAGREÇA

Dormir é um santo remédio! Faz bem para o humor, para a mente, é fundamental para o descanso e a recuperação do estresse diário e ainda favorece o emagrecimento!

Sim, o sono ajuda a acelerar o metabolismo, produzir energia e ainda queimar calorias! Sem falar que regula os níveis de insulina no sangue, prevenindo o acúmulo de gordura no organismo.

DORMIU MAL? SEU ROSTO ENTREGA!

Os efeitos de uma noite mal dormida sempre se refletem na pele! Além do aspecto cansado e das olheiras, a privação de sono pode causar outros danos. Veja só:

  • Envelhecimento precoce.
  • Acne.
  • Ressecamento da pele.
  • Cuide da qualidade do seu sono!

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